Sacas de papel

O saco de pão é um artigo muito comum e presente no dia a dia da maioria das famílias, afinal, o hábito de se comer pão fresco é quase unânime, de norte a sul do país. Mas você conhece as vantagens em usar sacos de papel para guardar pães e como ele pode ser reutilizado noutras funções?

Entre as vantagens em usar saco de papel está a questão ambiental, afinal, o papel degrada-se muito mais facilmente na natureza do que o plástico, por exemplo. A própria confecção desse tipo de embalagem causa menos impactos quando comparada com o plástico, pois consome menos energia não-renovável, tem reduzida produção de resíduos e os riscos que oferecem ao meio ambiente é bem mais baixo.

Na natureza, as embalagens de papel adaptam-se às condições de humidade, luminosidade, entre outras especificidades, que permitem que sejam decompostas mais rapidamente.

A preferência por este material em detrimento de outros radica em motivações de base económica e ambiental:

  1. O papel e o cartão são recicláveis, recuperáveis e biodegradáveis.

  2. As embalagens de papel/cartão são leves, resistentes, higiénicas e económicas, constituindo uma eficaz barreira protectora contra contaminantes.

  3. Os países com uma taxa de consumo de papel/cartão elevada, ainda que não possuam áreas florestais, podem recorrer à reciclagem para o fabrico de novos papéis.

  4. O impacte ambiental resultante do fabrico de papel tem vindo a diminuir cada vez mais, quer pela diminuição dos consumos de energia e de água, quer pelo desenvolvimento de novos processos tecnológicos, quer ainda pela crescente utilização de fibras recicladas no fabrico de papel novo.

  5. A reciclagem de papel/cartão poupa os recursos naturais e diminui o volume de resíduos a encaminhar para aterro.

  6. O papel/cartão que já não pode ser reciclado pode ainda ser valorizado energeticamente, através da sua transformação em combustível, utilizado depois para a produção de energia.